DETONANDO O ENEM (4)

Os candidatos são melhores que o ENEM

Os candidatos são melhores que o ENEM

Porto Alegre (carta aos candidatos) – O ENEM não te avalia. Ele tenta medir alguns aspectos da tua vida – e ignora muitos outros.

Mesmo se for tratar apenas do que você aprendeu na escola o ENEM é restrito. Por exemplo, você teve aulas de educação física, não?! E isso pode ter sido muito importante pro teu desenvolvimento, pra tua saúde, pras tuas relações. Você aprendeu sobre o teu corpo, testou habilidades, teve contato com regras e lógicas diferentes, trabalhou em coletivos etc. O ENEM não avalia nada disso. Mas isso também é você.

E teve também educação artística ou congêneres. Você pode ter tido contato com desenho, pintura, escultura, teatro, dança, música e mais. Esses aspectos podem ser essenciais pra tua identidade, pra tua sensibilidade, pra como você se relaciona com o mundo. Mas o ENEM tá se lixando pra isso.

Por outro lado nós aprendemos diversas outras coisas também pra fora da escola. Nós fazemos e vivemos experiências nem sempre abordadas nas salas de aula, mas que são fundamentais. O que dizer de solidariedade, companheirismo, respeito à diversidade? Bobagens? Então, o ENEM pode tranquilamente avaliar como magnífico um@ candidat@ egoísta, mesquinh@, incapaz de ajudar alguém que não seja el@ mesm@. E uma pessoa racista, homofóbica, machista, preconceituosa tem todas as condições de ser “campeã do ENEM”. Isso porque essa prova não tem estes valores como critério de avaliação. E ao fazer isso, por omissão, contribui para desfavorecer o trabalho destas questões na escola e na sociedade – um desserviço.

E pra te avaliar seria necessário considerar outras perspectivas, muitas delas mais profundas e que te definem – mesmo que o ENEM não queira. Participação política – partidária ou não. Você age para mudar a tua realidade e disputar o poder? Ou é um expectador? Você tem e preserva boas amizades? Ou é um ogro? Você tem suas crenças? Religião é algo especial na tua  existência? Note que você pode ter várias respostas para as questões anteriores. Mas é difícil negar que estes são aspectos valorizados por muita gente, por muitos grupos, por setores da sociedade. E impossível negar que o ENEM dá as costas para o que você é e faz nestes âmbitos.

Tudo numa frase: você é muito melhor que o ENEM.

Essa prova não te traduz, não define o que você é, não muda a tua vida. Ela pode ser importante pra algumas coisas, sim. Mas não deixe o ENEM te enquadrar. Não se reduza a ele. Não deixe ele te detonar.

Relaxa, vai na boa e mantenha a cabeça erguida frente a essa provinha. O ser humano é maior do que qualquer exame ou avaliação. Ainda não criaram um instrumento para medir a humanidade. Mas você faz parte dela – prove isso.

2 thoughts on “DETONANDO O ENEM (4)

  1. Valdemar Sguissardi

    Parabens pelos quatro textos acerca do ENEM mas especialmente por este último. Eu não havia pensado em tantos aspectos essenciais à educação excluídos desse exame. A culpabilização individual pelo insucesso é um dos pontos altos de tua excelente e oportuna análise. Abs.

    Reply
    1. Juca Gil Post author

      Valdemar, ler as palavras amáveis de um dos meus mestres é uma honra e um prazer. Aprendi com você e com outras pessoas solidárias e críticas muito do que consigo enxergar hoje. Agradeço imensamente por acompanharem minha formação e minha trajetória! Super abraço!!!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *