PARABÉNS, MULHERES!

Parabéns a todas as mulheres, inclusive para aquelas que não nasceram mulheres!

Parabéns a todas as mulheres, inclusive para aquelas que não nasceram mulheres!

Porto Alegre (que reclamem os conservadores) – Feliz dia das mulheres! E que possa ser um dia de reflexão sobre as questões de gênero em nossa sociedade. Meus fortes abraços a todas que marcaram minha trajetória. Como ex-estudante de pedagogia e agora professor em uma Faculdade de Educação, as mulheres sempre foram a maioria ao meu redor. Sou sortudo! Elas foram e são minhas colegas, minhas parceiras, minhas chefes, minhas orientadoras. Em sala de aula costumo dizer “professoras” ao falar com as estudantes. E os guris que se acostumem a ser minoria, e aprendam a debochar da língua portuguesa e seu plural machista…

Parabéns a todas as mulheres que seguem na luta, mesmo sendo discriminadas, tratadas como objeto, ganhando menos que os homens (na iniciativa privada!), sendo menos valorizadas, e de quem a sociedade ainda cobra a dupla ou tripla jornada (profissional, dona de casa, mãe) como algo natural, desobrigando os marmanjos do compartilhamento de tarefas domésticas e com os filhos.

E quero dedicar um parabéns muito especial às mulheres que não se enquadraram nos modelitos e tocam suas vidas contrariando a hipocrisia reinante. Parabéns às mulheres que escolheram não ter filhos, para as “gurias” que são plenas na vida a dois, para aquelas que são felizes e não sabem cozinhar, para as que se realizam concentrando esforços em suas atividades profissionais, para as que decidiram não ter um marido / companheiro, para aquelas que decidiram ter esposas / companheiras. E parabéns para as mulheres que tem em sua certidão de nascimento marcado “sexo masculino”!

Reportagem da Folha de S. Paulo de hoje aponta um avanço importante que a área de educação precisa fazer no que toca ao respeito à identidade de gênero – leia aqui, com vídeo e tudo. E não são só as travestis, como o título indica, são também as transexuais e demais alternativas que não cabem em rótulos. Parabéns a todas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *